Cofrinho, uma boa ideia para ensinar os filhos a poupar

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

A ideia de dar um cofrinho para as crianças é uma ótima maneira de ensiná-los a poupar para conquistar algo que deseja.

Desenvolve a paciência, já que precisam guardar as moedas para abrir o cofrinho, depois de um tempo.

Como poupar com o cofrinho

Explique a criança como funciona a ideia de ter um cofrinho, como juntar as moedas, combine quando irão abrir e porque devem esperar para abrir e retirar as moedas no tempo combinado.

Dessa forma, você estará ensinando desde pequeno a ter uma Educação Financeira, estimulando o exercício de poupar.

Explique que guardar as moedas irá ajudá-lo a comprar algo que deseja, como um brinquedo, fazer um passeio, algo que goste muito e que o dinheiro poupado permita fazer.

E o resultado dessa ação

Quando eles veem o resultado do que juntaram e o que conseguiram comprar, começam a ter consciência que o esforço que fez guardando as moedas, valeu a pena.

Isso traz o sentimento de felicidade, conquista que servirá para a vida toda.

E uma dica, o cofrinho deve ter um tamanho pequeno para crianças menores, a medida que vão crescendo aumente o tamanho, pois para eles, o entendimento da espera é diferente de uma criança maior, que já entende mais sobre a importância de ter juntado mais dinheiro.

A ideia de ter o cofrinho ajuda a criança a aprender sobre educação financeira, a ter um consumo consciente, a planejar algo que deseja.

O esforço para conquistar aquilo que deseja, sentido de poupar.

É diferente da mesada, que normalmente é usado para o dia a dia, como comprar um lanche, fazer um passeio, cada casa tem uma forma de dar a mesada, que pode ser semanal, mensal.

Nesse caso, a criança se quiser pode até colocar o dinheiro no cofrinho, mas lembrando que o objetivo dele é de juntar e ter um objetivo definido.

Relato Pessoal

Lorena ganhou alguns cofrinhos de presente ainda pequena, devia ter uns 4 anos.

Sabe aqueles que muitas crianças ganham de lembranças de aniversários.

Assim aproveitamos para estimular a colocar as moedas ao longo do ano e juntar para comprar algo que ela goste.

E ao longo do ano ela vai colocando as moedas que ganham e fica empolgada quando vê que está ficando cada vez mais cheio.

Nesse último ano foi mais bacana ainda, porque agora que já sabe o valor das coisas, ajudou a separar as moedas e contar quanto conseguiu juntar.

Levei na loja da Ri Happy que ela adora. Chegou na loja e foi escolhendo e já dizia o que ela poderia comprar ou não, com o valor que poupou.

cofrinho
Fonte: Arquivo Pessoal – Loja da Ri Happy

Eu acredito que é uma forma inteligente de nós pais, ensinarmos que se houver um planejamento, poderá conquistar financeiramente algo que deseja, porque teve a disciplina de poupar por alguns meses, o que pode ajudar muito na vida adulta.

Aqui em casa, a Lorena fica empolgada em juntar, mesmo que seja moedas de R$ 0,05, ela adora, fica encantada com o montante.

Começamos a juntar em Janeiro e combinamos de abrir perto do Natal, ela vai juntando ao longo do ano.

No ano passado, ganhou algumas moedas extras pelas ajudas que tivemos com ela em casa, com os irmãos e algumas dos avós que contribuiu para o cofrinho.

E vale a orientação de ajuda-los a não retirar as moedas do cofrinho, sei que parece tentador, mas vamos lembrar que para comprar aquele presente que tanto deseja terá que juntar.

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta