A relação de avós e netos, saiba quais os benefícios

A relação de avós e netos vai além do amor que existe entre eles, existem outros benefícios de grande importância para ambas as partes.

Se você teve a felicidade de conviver com seus avós, além de todo o amor, carinho e afeto, deve ter muitas histórias da sua infância que hoje pode contar para os seus filhos.

Eu tenho muitas lembranças e saudades de quando era criança e convivia com os meus avós.

Não tive o prazer de conviver com a minha avó materna que faleceu antes de eu nascer, mas gosto de ouvir a minha mãe contar histórias delas.

Muitos falam que os avós, tem uma segunda chance com a chegada dos netos, seja na criação das crianças de uma forma mais leve, já que não tem o peso da responsabilidade que os pais tem na educação.

E até mesmo para curtir as brincadeiras e momentos de lazer.

Embora em alguns casos, os avós acabam cumprindo esse papel de educar, devido a ausência dos pais por vários motivos.

Relação de Avós e Netos

A experiência e a maturidade dos avós podem contribuir em muito no apoio e ensinamentos que somente os mais velhos podem passar.

Os pais podem estimular essa convivência através de encontros, para aqueles que moram longe, a tecnologia para esses casos pode ser grande alinhada para manterem o contato.

Benefícios para os netos

Esse laço entre avós e netos traz benefícios importantes para as crianças, a experiência de vida já passada pelos avós pode ajudar o seu filho a lidar com uma situação vivenciada hoje.

O relacionamento forte com os avós ajuda as crianças se tornarem mais generosas, bondosas.

Contribui até mesmo para diminuir as taxas de ansiedade e depressão no futuro.

Alguns estudos mostram que contribui para o aumento do desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e a fazer ou manter amigos.

Aproximidade dessa relação cheia de amor, proporciona aos netos uma relação de segurança, que os faz querer expressar suas emoções, seus medos e contribuir para o seu desenvolvimento emocional.

São momentos de beijos, abraços que ficam eternizados na memória.

Eles são grandes incentivadores dos netos, com a sua experiência de vida contribuem para ajudar as crianças a se tornarem fortes e resilientes para enfrentar os desafios da vida.

Benefícios para os avós

A presença dos avós na vida dos netos, faz com que se sintam úteis e felizes por estarem contribuindo de alguma forma na criação e desenvolvimento deles.

Além disso, alguns estudos mostram que os avôs que estão ativamente envolvidos na vida dos netos possuem melhor bem estar do que aqueles que não estão ativos.

E você sabia que uma informação muito interessante é que essa relação ajuda reduzir o risco de sofrerem Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.

Principalmente para os avós que já estão aposentados, a presença de forma ativa não só emocionalmente, mas na ajuda como um todo, traz a sensação de presença, capacidade de servir, de sentirem úteis.

Os avós se sentem muitos felizes em poder contribuir com os netos, cria-se uma relação de amor e cumplicidade.

A maioria das vezes, a casa dos avós é o local aonde acontece os momentos de lazer, família reunida, primos, brincadeiras.

Essa aproximação com os netos ajuda a reduzir o risco de depressão dos avós que sentem felizes em participar.

História Familiar

relacao-de-avos-e-netos
Foto de Arquivo Pessoal

Além disso, a presença dos avós ajuda no entendimento da criança sobre a História da Família, a entender a árvore genealógica.

Contando sobre os avós, bisavós, o que faziam, de onde vieram, como é a história da família e assim por diante.

Avós presentes fortalece a transmissão dos valores familiares, dando espaço para família mais forte, solidária, relação de confiança.

Rede de Apoio dos Avós

E a Rede de apoio, ter a ajuda dos avós no cuidado com as crianças, para quem pode, é muito bom.

Eu tenho uma ajuda enorme dos meus pais com as crianças e sei o quanto isso faz a diferença para lidar com a rotina.

Uma ajuda na rotina e no dia a dia é sempre bem vinda, esse suporte funcional permite se sentirem por perto e demonstrarem que ainda são capazes de serem ativos.

Um apoio que nos traz segurança e conforto para deixar os nossos filhos quando precisamos de ajuda.

Na maioria das vezes, se os avós já são aposentados possuem mais tempo e condições para ajudar tanto na rotina diária quanto nos momentos de lazer, contribuindo ainda com os seus conhecimentos e sabedoria.

Alguns dizem até que os avós estragam os netos, mas normalmente essa relação é menos estressante do que para os pais, que atuam como autoridade e para os avós é feita com uma leveza maior.

Relação de Pais e Avós

A relação entre os pais e avós também devem ser de respeito, para que seja exemplo para seus filhos.

A criança aprende desde cedo sobre a família e o respeito vem do exemplo dos pais.

É claro que para algumas famílias a harmonia acontece mais fácil e outros conflitos da vida, podem atrapalhar essa relação.

E influenciar até mesmo a convivência entre os avós e netos, nesse caso, é importante tentar administrar esses conflitos para se ter harmonia.

Alguns problemas surgem até no próprio cuidado com o neto, um conselho ou uma ajuda que não é aceita pelos pais.

Eles amam os netos, mas é preciso ter equilíbrio para entender e respeitar a escolha dos seus filhos na criação dos netos.

Saber respeitar a opinião e os comentários ajudará em muito a manter a harmonia nessas situações.

Saber respeitar que aquele conselho e ajuda, as vezes não querem serem aceitos pelos pais, que tem visão diferente da criação dos filhos que eles criaram.

E como lidar com os agrados dos avós

Eles acabam em algumas situações passando por cima da autoridade dos pais, para agradar aos netos.

Vale parar e analisar a situação, será que podemos equilibrar essas vontades.

Isso acontece com frequência a ponto de atrapalhar a educação ou são vontades para satisfazer aquele desejo da criança naquele momento.

Analise e converse se esses agrados estão passando do limite.

Concluindo, a relação é tão benéfica, os avós agora tende a ter mais tempo para curtir seus netos do que tinha com seus filhos.

Querem fazer atividades agradáveis, essa convivência os ajuda manter atualizados e os netos se beneficiam dos seus ensinamentos, experiências e valores que irão contribuir para o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s