Valores da vida: O que passar para os nossos filhos

0 Flares Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Quais são valores da vida que você transmite para os seus filhos!

Faz parte do educar.

É um desafio que temos como pais, para que os nossos filhos, tenham um bom caráter, saiba o que certo ou errado, possa ajudar ao próximo, ter respeito, ser honesto, enfim, o que farão adultos éticos.

Quanto mais cedo transmitirmos os valores que acreditamos para os nossos filhos, deixaremos uma herança, que contribuirá para uma sociedade melhor para ser viver, que ajudará a torná-los adultos melhores.

Já pensou sobre isso e como pode ajudá-los.

Devemos  ensinar os valores básicos desde da infância, ajudarão as crianças a crescerem com a consciência do certo e o errado.

Nos dias de hoje aonde acontece várias mudanças. A moral e a ética são pontos fundamentais para o ser humano, e quanto mais cedo nós pais ensinarmos os valores para as crianças, melhor para eles, o que faz parte da educação e do seu desenvolvimento, ensinando e dando exemplo como pais.

Nós pais temos uma grande missão que é educar, a responsabilidade de mostrarmos e ensinarmos aos nossos filhos, como é o mundo real, que tem muitos exemplos bons, mas infelizmente tem muita violência, falta de respeito e egoísmo, marcas muito evidentes nos dias atuais.

Assuma a Responsabilidade

Precisamos assumir a responsabilidade, pois temos a função de sermos exemplos e ensinar os princípios, o que nós pais transmitirmos, nortearão as crianças na vida dela.

É bom considerar que a formação do caráter da criança está profundamente ligada à ética adquirida desde a infância.

Identifique os valores da vida

Quais são os valores que são importantes para a sua família e que você acredita que seja importante e que as crianças precisam aprender para crescerem adultos éticos.

Dê o exemplo

É importante que os pais deem um bom exemplo. Como vamos mostrar o certo, senão agirmos assim, a prática deve ser de acordo com a teoria.

Diálogo e compreensão

Que tal conversar com a criança, sobre alguns exemplos ou até mesmo deixar que conte uma história e perceber se ela consegue assimilar a diferença entre o certo e o errado.

Entender se numa história ou brincadeiras, como ela interpreta as situações, através disso é possível identificar e ensinar.

Coloque Limites

É na infância que a criança precisa entender que não pode fazer o que quer e que precisa saber o que é certo ou errado.

Por isso a disciplina é tão importante para a criança e faz parte do seu desenvolvimento.

Mostre e ensine que é preciso lidar com as frustrações, e como pode buscar alternativas para alcançar os seus objetivos.

Essa atitude ajudará a criança a se tornar um adulto que sabe controlar impulsos e emoções.

Alguns Valores da Vida básicos para ensinar para as crianças

Honestidade – ensine a criança a dizer sempre a verdade, por mais que ela fique com receio, dê exemplos que ela entenda. Ser sincero, confiável, mostre o que acontece com quem é desonesto.

Respeito – Por todos, pela família, amigos e pelo próximo, mesmo que não conheça. É não ofender, respeitar o outro, o lugar, a natureza, é saber que vivemos em sociedade, que devemos ter respeito a tudo que temos e que são direitos de todos.

Responsabilidade – ensine o conceito da responsabilidade, mostrando que desde pequeno, pode ser responsável pelo seu brinquedo, as atividades que faz, mostrando a importância de chegar no horário, a entrega de uma atividade escolar no prazo, são bons exemplos para a criança entenda o conceito da responsabilidade.

Humildade – Mostre que é errar é humano, e que aprender com os erros é um dos ensinamentos que a vida nos traz. Que temos que ter humildade para reconhecer o erro e ensinar que podemos tentar de novo. Saber pedir desculpas e não sentir vergonha por isso.

E o que mais sobre os Valores da Vida

Amor Próprio – Elogie e incentive seus filhos, pois isso ajuda a construir a autoestima e autoconfiança, mostre que ela é capaz.

Cortesia – Lembre-se daquela frase…Gentileza gera gentileza, então ensine os seus filhos a tratarem todos com educação. Palavras como por favor, licença, bom dia e obrigado serão sempre bem vindas. Ajudar ao próximo, uma dádiva que todos podem ter.

Otimismo – Ensine seu filho a ser positivo, senão deu certo, mostre que é possível tentar de novo, os problemas aparecem, mas nos fazem crescer.

Solidariedade – Um bom exemplo é a doação de brinquedos, que muitos pais fazem para outras crianças juntos com seus filhos, mostre a ele a importância de ser solidário. Para ela pode ser velho, mas para outro pode ser novo. Mostre o que é ser generoso.

Tolerância – Mostre e ensine que não somos todos iguais, que as pessoas podem pensar ou agirem diferente, mas que precisamos respeitar a opinião dos outros.

Flexibilidade – Mostre que ser flexível ajuda a se adaptar as novas situações, é que existe sabedoria na hora de ceder e aceitar que pode ser diferente.

Perseverança – Ensine que é preciso ser persistente, para não desistir nos primeiros obstáculos, tente e tente até conseguir.

Lealdade – Ensine a importância da lealdade, uma criança já tem amiguinhos, mostre a ela, como pode ser leal ao seu amiguinho para que ela possa entender. Com quem poderá contar sempre.

valores-da-vida-na-infancia

Integridade – Ser honesto, ético e justo, ensinar que mesmo que todos estejam fazem o errado, faça o certo, mesmo que ninguém esteja vendo e sem esperar recompensa.

Para refletir…

Bons pais não são medidos pelas conquistas de seus filhos, mas pelo caráter e valores que transmitem à eles.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta