Lancheira Escolar, dicas e opções de cardápio semanal

Lancheira Escolar, vamos a mais um cardápio da semana.

Cardápio da Semana – Lancheira Escolar

2ª feira – Pão de forma com requeijão + Maçã + Suco de caju

Cardápio da Lancheira Escolar

3ª feira – Pão de queijo + Melão picado + Suco de uva

4ª feira – Biscoito de polvilho + Banana + Suco de Limão

5ª feira – Bolo Mesclado + Uva + Suco de caju

6ª feira – Pipoca + Morango + Suco de maracujá

Comprei o livro “Lancheira Escolar, vou compartilhar as dicas que mais gostei. O livro é da nutricionista especializada em alimentação infantil, Tatiana De Vuono – Editora Alto Astral.

Lancheira Saudável

Lista de Ingredientes: Para descobrir se um alimento é saudável, é importante entender o que significa. A lista de ingredientes é diferente de informação nutricional.

Você sabia que a ordem de ingredientes mostra sua proporção na composição. O primeiro ingrediente mostrado é o que tem mais quantidade.

Outra dica, atenção aos rótulos: é melhor fugir da gordura vegetal hidrogenada ou trans, se aparecer, evite.

A cada post do cardápio, vou compartilhando as dicas que mais gostei do livro.

Informação Nutricional

A Lorena adora maçã, por isso com frequência ela aparece no cardápio. Aqui em casa, a maçã gala é a que mais gostamos.

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso ela tem os seguintes benefícios para saúde:

  1. Diminuição do colesterol ruim (LDL);
  2. Evita o envelhecimento precoce, porque possui muitos antioxidantes.
  3. Controle da diabetes, porque tem baixo índice glicêmico.
  4. Protege a voz e a garganta, devido a presença rica em taninos e flavonoides.
  5. Ajuda a emagrecer, porque tem poucas calorias, ajuda a diminuir o apetite, porque aumenta a sensação de saciedade.
  6. Melhora a prisão de ventre, porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  7. Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas, pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.
  8. Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia.
  9. A fruta apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a ótima absorção do ferro no organismo.
  10. Dentes fortes e cérebro saudável, a fruta pode ajudar nesses dois itens. Porque a maçã é rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

E quem quiser aproveitar e fazer uma receita com Maçã, tem um post de Bolo de Maçã com Nozes